domingo, 29 de novembro de 2009

ODÚS

No instante em que nascemos e respiramos pela primeira vez, todas as energias do universo material e imaterial ligam-se ao nosso corpo.

Forma-se nesse instante, um padrão de energias Divinas, Astrais e Numerologias que é único para cada indivíduo. Nesse mesmo instante, é traçado o Odú dessa pessoa. O termo Odú, no Candomblé, significa caminho ou destino.

Os Odús constituem por assim dizer os signos do Ifá – o Deus da adivinhação no Candomblé.

Os Odús são a linguagem dos Orixás. Quando o Babalawó – o sacerdote de Ifá – lança os búzios no tabuleiro, cada configuração corresponde a um Odú diferente, regido por determinado Orixá ou grupo de Orixás.

Olorum, o Deus todo-poderoso, criou os 16 Odús principais, os 16 destinos possíveis. Cada um deles desdobrou-se em 16, chamados Omo-Odú, totalizando 256 Odús.

Os principais delineiam a situação, objectivo, virtude e defeito. Eles foram criados para dar corpo aos adjectivos bom, mau, feio, bonito, forte, fraco, triste, alegre e assim por diante, influenciando no comportamento de tudo que tem vida. Cada um deles tem uma explicação definida:

1 – OKANRAN – A Insubordinação

2 – EJI-OKÓ – A Dúvida

3 – ETÁ-OGUNDÁ – A Obstinação

4 – IROSUN – A Calma

5 – OXÉ – O Brilho

6 – OBARÁ – A Riqueza

7 – ODI – A Violência

8 – EJI-ONÍLE – A Intranquilidade

9 – OSSÁ – A Alienação

10 – OFUN – A Doença

11 – OWANRIN – A Pressa

12 – EJI-LAXEBORÁ – A Justiça

13 – EJI-OLOGBON – A Meditação

14 – IKÁ-ORI – A Sabedoria

15 – OGBÉ-OGUNDA – O Discernimento

16 – ALAFIA – A Paz

Ao criar os 16 destinos possíveis, Olorum objectivou proporcionar personalidade a tudo aquilo a que ele deu vida.

Criou a terra, a água, o ar e o fogo – os quatro elementos da natureza. Os elementos provenientes destes quatro elementos, formam as demais coisas vivas.

Cada elemento principal esta ligado a quatro ODÙS, que estão assim distribuídos:

- Terra: IROSUN, OBARÁ, EJI-LAXEBORÁ e IKA-ORI;

- Água: EJI-OKÓ, OXÉ, OSSÁ e EJI-OLOGBON;

- Ar: EJIÓNÍLE, OFUN, OGBÉ-OGUNDA e ALAFIA;

- Fogo: OKANRAN, ETÁ-OGUNDÁ, ODI e OWANRIN.

Cada Odú com os seus objectivos, criou os seus filhos, Omo-Odú, 16 para cada um dos 16 principais, o que equivale a dizer: 16 caminhos para os 16 destinos criados.

Os seres humanos são regidos por três Odús: Ori-Odú – o que rege a cabeça; Otu-Odú – o do lado direito e Ossi-Odú – o do lado esquerdo.

Também sofremos influência dos Odús-Paridores, os Odús do nascimento. São eles que vão definir a nossa vida, mostrando o carácter, a saúde, a sorte, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário